Va al Ejemplar actual
PNUMAPNUD
Edición Impresa
MEDIOAMBIENTE Y DESARROLLO
 
Inter Press Service
Buscar Archivo de ejemplares Buzón
  Al DIA
Home Page
Ejemplar actual
Reportajes
  Exclusivo para la red
  Análisis
  Grandes Plumas
  Acentos
  Entrevista y P&R
  Ecobreves
  ¿Lo sabías?
  Tú puedes
  Libros
  Galería
Ediciones especiales
Gente de Tierramérica
  ¿Quiénes somos?
  Servicios
  FAQ
Geojuvenil
Espacio de debate hecho por jóvenes y para Jóvenes
Geojuvenil
 

Eduterra
Proyecto educativo

Eduterra

 
Cambio Climático
Proyecto de soporte a negociación ambiental

Cambio Climático

  Inter Press Service
Principal fuente de información
sobre temas globales de seguridad humana
  PNUD
Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo
  PNUMA
Programa de las Naciones Unidas para el Medio Ambiente
 
Did you know?

1 O que é um ecossistema?

Um ecossistema consiste em uma comunidade de organismos vivos e seu meio ambiente físico. Os elementos vivos e não-vivos que o integram estão conectados através de fluxos de energia e dos ciclos de elementos químicos. Nenhuma parte da biosfera que seja menor do que um ecossistema pode manter a vida.


2 Existem diferenças entre um povoado e uma comunidade?

Sim. Um povoado está composto por membros entrecruzados de uma espécie que vive em uma área específica, mais ou menos isolada dos membros de outra espécie. Uma comunidade consiste em uma coleção de povoados de diferentes espécies que interagem dentro de uma determinada área funcionando com certas características identificáveis.

3 Dê um exemplo de ecossistema

A floresta é um exemplo de ecossistema, pois se compõe de ar, solo, água, nutrientes e espécies particulares de animais, pássaros, insetos, microorganismos árvores e outras plantas. Se algumas árvores são cortadas, os outros elementos serão afetados. Os animais e os pássaros podem perder seu habitat, o solo sofrer erosão, os nutrientes serem levados para outros lugares e os cursos de água mudarem, entre outras coisas.

4 Que características tem um ecossistema?

Podem ser considerados com relação à sua estrutura, aos processos que se desenvolvem dentro deles ou à forma como mudam ao longo do tempo. Cada ecossistema está formado por uma série de componentes físicos (solo, minerais, água, etc) e de povoados de diferentes espécies. A energia flui através dos ecossistemas e os elementos químicos completam seu ciclo interno. Os ecossistemas experimentam diversos padrões de mudança ao longo do tempo.

5 Por que é tão importante o conceito de ecossistema?

O conceito de ecossistema oferece uma das chaves da ciência da ecologia: tudo se relaciona com tudo. A percepção diária mostra que o mundo se compõe de distintas unidades: árvores, pedras, animais, edifícios, etc. Entretanto, todos estes fragmentos aparentemente desvinculados são, de fato, parte de um sistema; todos os componentes estão inter-relacionados e essa inter-relação é essencial para a vida. Por não haver uma peça independente da outra, nenhuma pode ser modificada sem afetar as outras. É esta a idéia que está subjacente no termo "ecossistema".

Fonte: The Primer on Environmental Citizenship.

Copyright © 2000 Tierramérica. Todos los Derechos Reservados


Uma comunidade de espécies / Claudio Contreras
  Uma comunidade de espécies / Claudio Contreras