Va al Ejemplar actual
PNUMAPNUD
Edición Impresa
MEDIOAMBIENTE Y DESARROLLO
 
Inter Press Service
Buscar Archivo de ejemplares Buzón Audio
  Al DIA
Home Page
Ejemplar actual
Reportajes
  Exclusivo para la red
  Análisis
  Grandes Plumas
  Acentos
  Entrevista y P&R
  Ecobreves
  ¿Lo sabías?
  Tú puedes
  Libros
  Galería
Ediciones especiales
Gente de Tierramérica
  ¿Quiénes somos?
  Servicios
  FAQ
Geojuvenil
Espacio de debate hecho por jóvenes y para Jóvenes
Geojuvenil
 

Eduterra
Proyecto educativo

Eduterra

 
Cambio Climático
Proyecto de soporte a negociación ambiental

Cambio Climático

  Inter Press Service
Principal fuente de información
sobre temas globales de seguridad humana
  PNUD
Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo
  PNUMA
Programa de las Naciones Unidas para el Medio Ambiente
 
Conecte-se

Murciélagos guaneros

A gruta de Bracken, ao norte de San Antonio, no Texas, abriga cerca de 20 milhões de morcegos guanero ou mexicano de cauda livre, que chegam até a 93 milímetros de comprimento e 15 gramas de peso. Essa colônia é capaz de consumir 25 toneladas de insetos por noite e é a mais numerosa de uma espécie que habita cavernas do sul dos Estados Unidos, México, América Central e Antilhas.

Este morcego tem orelhas largas e separadas, que lhes permitem localizar suas presas. Pelo fato de suas colônias formarem as maiores congregações de mamíferos do mundo, poderia-se supor que as mães têm dificuldade para identificar suas crias entre os milhões de ruidosos bebês-morcego. Entretanto, em poucos minutos a mãe localiza o filhote, já que se recorda exatamente de onde o deixou e reconhece seu choro e seu cheiro. O morcego mexicano, indispensável para o controle de populações de insetos perniciosos, é uma espécie seriamente ameaçada pelo uso indiscriminado de inseticidas e pela destruição de suas grutas.

http://thewildones/Animals/mexFreesp.html

Vulcões enigmáticos

O Equador possui uma longa história de terremotos, inundações e erupções vulcânicas, pois está situado dentro do chamado "Cinturão de Fogo do Oceano Pacífico", uma das regiões de maior atividade sísmica do planeta. No final de 1999, o Guangua Pichincha, um vulcão com mais de quatro mil metros de altura e localizado a apenas dez quilômetros da capital Quito, causou alvoroço.

Se deseja conhecer mais sobre os vulcões mais espetaculares deste país, entre no site www.ecuadorciencia.com

Baleia cinza, pontual em seu encontro

No dia 15 de dezembro começou a chegada da baleia cinza às mornas águas da Baixa Califórnia, no Pacífico mexicano, onde espera-se que cheguem cerca de 1,5 mil exemplares do cetáceo mais primitivo que existe.

Como a cada ano, o maior mamífero marinho do mundo faz sua visita aos complexos lacustres da península mexicana para cumprir seu ciclo reprodutivo, depois de ter percorrido mais de dez mil quilômetros desde os mares do norte. Os machos adultos desta espécie chegam a medir 14,3 metros de comprimento e atingem peso acima de 16 toneladas, enquanto as fêmeas adultas medem até 15 metros e podem pesar cerca de 30 toneladas quando estão grávidas.

Para obter mais informações sobre esta espécie, clique e
www.semarnap.gob.mx/naturaleza/especies/ballenagris
/descrip.htm



Copyright © 2000 Tierramérica. Todos los Derechos Reservados
 

Morcego Artibeus jamaicensis
Morcego Artibeus jamaicensis/ Claudio Contreras