¿Lo Sabías?
PNUMAPNUD
Edición Impresa
MEDIOAMBIENTE Y DESARROLLO
 
Inter Press Service
Buscar Archivo de ejemplares Audio
 
  Home Page
  Ejemplar actual
  Reportajes
  Análisis
  Acentos
  Ecobreves
  Libros
  Galería
  Ediciones especiales
  Gente de Tierramérica
                Grandes
              Plumas
   Diálogos
 
Protocolo de Kyoto
 
Especial de Mesoamérica
 
Especial de Agua de Tierramérica
  ¿Quiénes somos?
 
Galería de fotos
  Inter Press Service
Principal fuente de información
sobre temas globales de seguridad humana
  PNUD
Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo
  PNUMA
Programa de las Naciones Unidas para el Medio Ambiente
 
Você sabia?


A água

Não é segredo para ninguém que a vida em nosso planeta seria impossível sem a água doce. E cada vez está mais claro que viveremos em um mundo onde será mais comum a escassez deste elemento. Neste cenário, cada vez é mais importante a adoção de medidas para conservar um recurso natural vital.

1. Por que falta água?

Costuma-se dizer que vivemos em um planeta de água, porque ela cobre três quartas partes da sua superfície. Além disso, a maior parte de nosso corpo é composto por água. Mas, 97,5% de todas as reservas do planeta são de água salgada, e mais de 2% estão congelados nos pólos. O que resta para o consumo é mínimo. E, embora seja pouco, deveria ser suficiente para as necessidades. Porém, há outros fatores que influem: sua má distribuição, as pressões demográficas, as mudanças do clima que provocam secas, a poluição e o desperdício.

2. Como se desperdiça água?

Pode-se dar milhares de exemplo, mas, talvez, o melhor seja começar por olhar ao nosso redor. Nas nossas casas, um torneira que pingue uma gota por segundo, pode desperdiçar dez mil litros de água por ano. Um vaso sanitário mal ajustado pode causar o desperdício de 200 mil litros de água anualmente. Nos jardins e outros terrenos irrigados pode-se perder até 50% da água utilizada, devido à evaporação.

3. Como se pode evitar o desperdício?

Existem medidas essenciais, como, por exemplo, a boa manutenção dos encanamentos de uma casa para evitar perdas. Também se pode mudar práticas de risco introduzindo sistemas de economia, de captação de água de chuva e, inclusive, recorrendo a formas menos exigentes na demanda de água. Além disso, é fundamental prestar atenção nos hábitos de consumo da água. Por exemplo, não deixar a torneira aberta enquanto escovamos os dentes.

4. Uma só pessoa pode ajudar?

Na conservação do meio ambiente toda contribuição é importante. Uma mudança de atitude generalizada pode provocar uma importante economia de água. Além disso, o menor desperdício não reduz apenas a pressão sobre o recurso. Também permite diminuir as exigências feitas à infra-estrutura de saneamento de nossas cidades, ao reduzir a quantidade de esgoto que precisa ser tratada, o que repercute diretamente na qualidade desse recurso.

* Com informação do Ministério do Meio Ambiente do Canadá.


Copyright © 2001 Tierramérica. Todos los Derechos Reservados