Va al Ejemplar actual
PNUMAPNUD
Edición Impresa
MEDIOAMBIENTE Y DESARROLLO
 
Inter Press Service
Buscar Archivo de ejemplares Audio
 
  Home Page
  Ejemplar actual
  Reportajes
  Análisis
  Acentos
  Ecobreves
  Libros
  Galería
  Ediciones especiales
  Gente de Tierramérica
                Grandes
              Plumas
   Diálogos
 
Protocolo de Kyoto
 
Especial de Mesoamérica
 
Especial de Agua de Tierramérica
  ¿Quiénes somos?
 
Galería de fotos
  Inter Press Service
Principal fuente de información
sobre temas globales de seguridad humana
  PNUD
Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo
  PNUMA
Programa de las Naciones Unidas para el Medio Ambiente
 
Ecobreves

 
 

Costa Rica: Campanha contra o brometo

San José - O governo da Costa Rica iniciou neste mês uma campanha para reduzir o uso de brometo de metil, um pesticida perigoso para a saúde humana e que prejudica a camada de ozônio.

O Ministério do Meio Ambiente informou ao Terramérica que a estratégia contempla uma série de apresentações para conscientizar os agricultores dos riscos dessa substância, utilizada para eliminar organismos vivos do solo, alimentos e construções.

A Costa Rica importou, em 1999, cerca de 900 toneladas do produto, e na América Latina só é superada por Brasil, Argentina e México no uso desse produto químico.

 
 

PERU: Estrada bloqueada

Lima - Moradores de quatro províncias do Peru, com apoio de autoridades municipais e de três organizações ambientalistas, bloquearam, por 12 horas, a estrada Panamericana, no dia 19 de junho, para impedir a contaminação de águas de irrigação e do mar pela atividade de uma empresa mineradora.

A companhia Antamina, de capital canadense, inglês e japonês, colocou em operação duas semanas atrás um duto de 232 quilômetros para transportar concentrados de cobre, zinco, chumbo, bismuto e molibdênio em suspensão líquida, da serra andina até o porto de Huarmey, 250 quilômetros ao Norte de Lima.

A água de irrigação utilizada no duto será contaminada com alta porcentagem de arsênico, cianureto e outros minerais pesados, advertiram os ecologistas.

 
 

Venezuela: Bebê condor está bem

Caracas - O primeiro condor nascido em cativeiro na Venezuela completou sete semanas e superou a crucial primeira etapa de sobrevivência no parque Chorros de Milla, no Estado de Mérida.

No dia 29 de novembro, foi levado para o parque um casal de condor, uma espécie extinta na Venezuela há 36 anos, e seis meses depois nasceu o primeiro exemplar em cativeiro, que faz parte do Projeto Ambiental Condor dos Andes.

O exemplar assim obtido, ao alcançar a idade adulta, será inserido no ecossistema andino da serra de Mérida.

 
 

Brasil: Coletores se organizam

Rio de Janeiro - Os coletores de lixo aproveitável do Brasil organizaram-se em um movimento nacional, com a realização em Brasília, de 4 a 6 de junho, de um congresso que reuniu 1600 representantes de 17 estados.

Os coletores propuseram ao parlamento uma lei para regulamentar a profissão e obter preferência para a industrialização do material que recolhem através de empresas criadas em sociedade.

O encontro “tirou do anonimato esses trabalhadores, que devem ser reconhecidos como tais e não como mendigos”, disse José Aparecido Gonçalves, dirigente de uma associação de coletores da cidade de Belo Horizonte.



* Fonte: Inter Press Service.


Copyright © 2001 Tierramérica. Todos los Derechos Reservados