Va al Ejemplar actual
PNUMAPNUD
Edición Impresa
MEDIOAMBIENTE Y DESARROLLO
 
Inter Press Service
Buscar Archivo de ejemplares Audio
 
  Home Page
  Ejemplar actual
  Reportajes
  Análisis
  Acentos
  Ecobreves
  Libros
  Galería
  Ediciones especiales
  Gente de Tierramérica
                Grandes
              Plumas
   Diálogos
 
Protocolo de Kyoto
 
Especial de Mesoamérica
 
Especial de Agua de Tierramérica
  ¿Quiénes somos?
 
Galería de fotos
  Inter Press Service
Principal fuente de información
sobre temas globales de seguridad humana
  PNUD
Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo
  PNUMA
Programa de las Naciones Unidas para el Medio Ambiente
 
Ecobreves

 
 

BRASIL: Investigado o DNA da banana

Rio de Janeiro.- A pesquisa do genoma chegou à banana, a fruta tropical mais importante para a alimentação humana e as exportações latino-americanas.

Instituições de países produtores, como Brasil, Índia, México e Nigéria, e importadores, como Alemanha, Estados Unidos, França e Inglaterra, uniram-se para decifrar o DNA da banana nos próximos três anos.

A coordenação do projeto, que tem a participação de 11 países, está a cargo do francês Emile Frison, diretor da Rede Internacional do Melhoramento da Banana.

A escassa variação genética da banana limita sua melhoria convencional por cruzamento e, então, é necessário conhecer seu genoma para obter variedades mais resistentes e produtivas. A banana é um alimento básico para 500 milhões de pessoas, especialmente na África.

 
 

COSTA RICA: Crise no fornecimento de água

San José.- O fornecimento de água potável na Costa Rica pode entrar em colapso em cinco anos, devido à descontrolada urbanização e aos precários assentamentos próximos aos rios, afirmam especialistas e funcionários públicos.

A advertência foi feita no final de julho, 15 dias depois de uma crise na área metropolitana, quando a contaminação de duas fontes de água mandou para os hospitais mais de mil pessoas com diarréia, além de colocar em risco a saúde de meio milhão de habitantes.

As fontes de água estão ameaçadas pelo desmatamento e pelo lixo industrial e de criadores de animais, disse Darner Mora, da Acueductos y Alcantarillados, a estatal responsável pelo fornecimento de água.

 
 

CHILE: Gabriela Mistral na educação ambiental

Santiago.- O ambiente da poesia e prosa de Gabriela Mistral é o tema de um dos 11 cursos oferecidos na Escola de Inverno do Comitê Nacional Pró-Defesa da Fauna e da Flora, a organização ecologista mais antiga do Chile.

Mistral, cujo nome verdadeiro era Lucila Godoy Alcayaga, nasceu em 1889 e morreu em 1956. Em 1945, converteu-se na primeira escritora latino-americana a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura.

O curso, que será dado pelo Comitê entre 25 de agosto e 1º de setembro, “busca reconhecer a natureza no pensamento poético de Gabriela Mistral e compreender sua presença intelectual no contexto ambientalista atual”, disse Andrea Munizaga, assessora de comunicação da organização.

 
 

VENEZUELA: Um aquário único

Caracas.- Um museu marinho na ilha de Margarita, a Leste da capital venezuelana, inaugurou um aquário onde mangues e recifes de coral são as atrações, mas que logo também contará com tubarões e tartarugas.

As espécies autóctones do Caribe foram tiradas do mar por pescadores artesanais conhecedores do ecossistema marinho.

O aquário, único no país, continuará crescendo com novas espécies, até as consideradas mais exóticas e em risco de extinção.



* Fonte: Inter Press Service.


Copyright © 2001 Tierramérica. Todos los Derechos Reservados