Va al Ejemplar actual
PNUMAPNUD
Edición Impresa
MEDIOAMBIENTE Y DESARROLLO
 
Inter Press Service
Buscar Archivo de ejemplares Audio
 
  Home Page
  Ejemplar actual
  Reportajes
  Análisis
  Acentos
  Ecobreves
  Libros
  Galería
  Ediciones especiales
  Gente de Tierramérica
                Grandes
              Plumas
   Diálogos
 
Protocolo de Kyoto
 
Especial de Mesoamérica
 
Especial de Agua de Tierramérica
  ¿Quiénes somos?
 
Galería de fotos
  Inter Press Service
Principal fuente de información
sobre temas globales de seguridad humana
  PNUD
Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo
  PNUMA
Programa de las Naciones Unidas para el Medio Ambiente
 
Ecobreves

 
 

PERU: A busca de El Niño

LIMA.- Especialistas do Chile, Colômbia, Equador e Peru participarão em setembro de um cruzeiro pelo Oceano Pacífico para pesquisar se este ano ocorrerá o fenômeno El Niño, que altera as condições do clima, especialmente na América do Sul.

Trata-se de uma corrente marinha quente, que se forma a cada três ou seis anos diante da Austrália e da Nova Guiné e que, ao chegar às costas do Pacífico na América do Sul, aumenta a temperatura do ambiente.

O resultado é a alteração do regime de chuvas, com efeito de seca em algumas regiões e inundações em outras. O El Niño causou a esses quatro países, entre novembro de 1997 e junho de 1998, prejuízos de US$ 2 bilhões.

 
 

BRASIL: Manejo de águas

RIO DE JANEIRO.- A cidade de Foz do Iguaçu será sede, entre os dias 2 e 6 de setembro, do V Diálogo Interamericano de Manejo de Águas, promovido pela OEA e pela Rede Interamericana de Recursos Hídricos.

O local e o momento escolhidos para o encontro são oportunos. Foz do Iguaçu é um importante centro turístico, devido à sua localização na fronteira com a Argentina e o Paraguai e por seus recursos hídricos. Sobretudo as Cataratas do Iguaçu e o gigantesco lago da hidrelétrica de Itaipu.

Além disso, o Brasil enfrenta uma crise energética causada pela escassez de água nas represas. A gestão urbana e o manejo de bacias transfronteiriças serão temas do encontro.

 
 

CHILE: Incentivos para eficiência energética

SANTIAGO.- Uma nova proposta para aumentar a eficiência energética, com base em incentivos tributários, foi lançada no Chile por Sara Larraín, diretora do Programa Chile Sustentável, e Miguel Márquez, do Programa de Energia da Universidade do Chile.

Segundo Márquez, enquanto faltarem investimentos, o uso eficiente da energia é indispensável, já que há um notável aumento da demanda nos últimos anos.

Larraín, por sua vez, apontou que o Chile tem uma excessiva dependência do petróleo, o que justifica um sistema tributário que aumente a taxação pelo uso de combustíveis fósseis e que a reduza para quem usar fontes alternativas.

 
 

VENEZUELA: Criado novo refúgio

CARACAS.- Um espaço de 129 mil hectares do oriente da Venezuela, que abriga uma grande diversidade biológica, foi transformado pelo governo em refúgio da fauna silvestre.

Situada entre os estados Monagas e Delta Amacuro, a região escolhida, é um dos reservatórios mais importantes do país.

As autoridades explicaram que a intenção é proteger essa área da caça ilegal, da exploração petrolífera e do turismo desordenado.

Trata-se de um hábitat de variadas espécies, entre elas guepardos, tigres, manatis, papagaios, araras, toninhas, cães d'água e felinos.



* Fonte: Inter Press Service.


Copyright © 2001 Tierramérica. Todos los Derechos Reservados