Va al Ejemplar actual
PNUMAPNUD
Edición Impresa
MEDIOAMBIENTE Y DESARROLLO
 
Inter Press Service
Buscar Archivo de ejemplares Audio
 
  Home Page
  Ejemplar actual
  Reportajes
  Análisis
  Acentos
  Ecobreves
  Libros
  Galería
  Ediciones especiales
  Gente de Tierramérica
                Grandes
              Plumas
   Diálogos
 
Protocolo de Kyoto
 
Especial de Mesoamérica
 
Especial de Agua de Tierramérica
  ¿Quiénes somos?
 
Galería de fotos
  Inter Press Service
Principal fuente de información
sobre temas globales de seguridad humana
  PNUD
Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo
  PNUMA
Programa de las Naciones Unidas para el Medio Ambiente
 
Ecobreves

 
 

GUATEMALA: Discussão de problema camponês

GUATEMALA.- O governo da Guatemala e dirigentes do grupo camponês Plataforma Agrária (PA) participarão de mesas de diálogo em busca de soluções para conflitos em fazendas e discutir uma política de desenvolvimento rural.

“Serão instaladas, em breve, as duas comissões para analisar e encontrar soluções para o problema na agricultura, que é histórico e causa a pobreza” que afeta 80% dos 11,2 milhões de habitantes do país, explicou ao Terramérica Ursula Roldán, da PA.

Quatro representantes do governo de Oscar Berger e quatro da PA analisarão em uma primeira comissão problemas legais relacionados com conflitos trabalhistas e invasões ou reclamações de propriedade de fazendas. Outra comissão, constituída da mesma forma, “terá um trabalho de mais longo prazo, porque deverá discutir uma política integral de desenvolvimento rural”, para um país onde 85% das terras cultiváveis estão em poder de 1% da população, destacou Roldán.

 
 

HONDURAS: Projeto binacional para proteger aves

TEGUCIGALPA.- Cientistas norte-americanos e hondurenhos vão cooperar durante três anos para estudar e proteger as aves migratórias, entre elas o diminuto chipe de face dourada (Dendroica chrysoparia), de asas negras e círculos dourados ao redor dos olhos, que habita as alturas de 1,8 mil metros e faz ninhos em azinheiras.

Especialistas de Tegucigalpa e do Zoológico de Audubon, na cidade norte-americana de Nova Orleans, observarão a conduta migratória de aves que se deslocam entre o sudeste dos Estados Unidos e as reservas hondurenhas do Parque Nacional La Tigra, Corralitos, El Picacho e o Vale de Amarateca.

A eles se somará um grupo da estatal Universidade Nacional Autônoma de Honduras, disse ao Terramérica Jonathan Laínez, da Unidade de Gestão Ambiental da prefeitura de Tegucigalpa.

O objetivo é conhecer períodos e rotas das migrações e a condição das árvores usadas como local para fazer ninhos, a fim de determinar medidas que evitem as extinção das aves.

 
 

COSTA RICA: Mangues em grave perigo

SAN JOSÉ.- Cientistas e ecologistas da Costa Rica asseguram que os manguezais do país, nas costas do Pacífico e do Mar do Caribe, estão à beira do colapso, apesar das numerosas normas existentes para protegê-los.

A constante extração de moluscos, peixes e crustáceos, o corte de árvores e a construção de canais e tanques são práticas prejudiciais para os mangues, destacaram especialistas da Universidade Nacional (Una).

Especialistas da Una, do Ministério do Meio Ambiente e Energia, do Sistema Nacional de Conservação e do Programa Nacional de Mangues apresentaram ao Poder Executivo uma proposta “integral para o manejo otimizado dessas zonas, ao considerar a necessidade de interrelacionar os aspectos de ordem administrativo-jurídica” com outros elementos de vital importância para o cuidado dos ecossistemas.

Juan Bravo, especialista da Una, disse que os manguezais são uma importante fonte de recursos para os pescadores de camarão branco (Penaeus vannamei), anchovetas (Engraulis ringens)) e pargos (Sparus pagrus), entre outros.

 
 

BRASIL: Julgamento popular para os transgênicos

RIO DE JANEIRO.- O Tribunal Internacional sobre os Transgênicos, que se reunirá no dia 11 de março, em Porto Alegre, é informal, embora presidido por um verdadeiro magistrado da Justiça do Trabalho, José Felipe Ledur.

Esse tribunal avaliará, e muito provavelmente condenará, os produtos geneticamente modificados, especialmente a soja da empresa norte-americana Monsanto.

Entre as testemunhas e peritos que serão ouvidos há conhecidos opositores dos transgênicos, com Peter Rosset, do Instituto FoodFirst (Comida Primeiro), dos Estados Unidos.

No júri haverá especialistas em direito, um líder indígena e pesquisadores, como o agrônomo argentino Walter Pengue, da Universidade de Buenos Aires.

No Rio Grande do Sul se expandiu a plantação ilegal de soja transgênica com sementes contrabandeadas da Argentina.

 
 

VENEZUELA: O Canadá coopera com o saneamento de Caracas

CARACAS.- O Canadá contribuirá com meio milhão de dólares para um projeto de construção de coletores de esgoto em bairros pobres da capital da Venezuela, informou o embaixador canadense Allan Culham. A parte do governo venezuelano nessa iniciativa é de US$ 100 mil.

“Os esgotos de 700 bairros em volta de Caracas drenam, em média, a três metros das casas. Para conduzi-los é necessário um coletor marginal em cada bairro”, explicou a presidente da empresa pública Hidrocapital, Jacqueline Farias.

O poluído Rio Gaire, de 72 quilômetros e que percorre a cidade em sua parte sul, de leste a oeste, agora é o destino de grande parte do esgoto, e as autoridades pretendem “conseguir, num futuro imediato, a purificação desse rio”, afirmou.

 
 

CHILE: Proposto que empresa de mineração subsidie florestas

SANTIAGO.- O diretor-executivo do Instituto de Pesquisa Florestal do Chile, Roberto Ipinza, propôs que parte do que for arrecadado através de um imposto sobre o lucro das mineradoras seja destinada ao desenvolvimento das florestas.

No Chile foi aberto, em 2003, um debate sobre a cobrança de uma taxa das multinacionais que produzem dois terços das exportações de cobre do país, maior produtor mundial desse metal.

“Apenas México e Chile, países de tradição mineradora, ainda não aplicam o imposto, ou o direito de usar um recurso não renovável”, destacou Ipinza no dia 2 de março durante o Fórum Global de Biotecnologia, realizado em Concepcion, 515 quilômetros ao sul de Santiago, com participação de mil delegados de 69 países.



* Fonte: Inter Press Service.


Copyright © 2007 Tierramérica. Todos los Derechos Reservados