Tú Puedes
PNUMAPNUD
Edición Impresa
MEDIOAMBIENTE Y DESARROLLO
 
Inter Press Service
Buscar Archivo de ejemplares Audio
 
  Home Page
  Ejemplar actual
  Reportajes
  Análisis
  Acentos
  Ecobreves
  Libros
  Galería
  Ediciones especiales
  Gente de Tierramérica
                Grandes
              Plumas
   Diálogos
 
Protocolo de Kyoto
 
Especial de Mesoamérica
 
Especial de Agua de Tierramérica
  ¿Quiénes somos?
 
Galería de fotos
  Inter Press Service
Principal fuente de información
sobre temas globales de seguridad humana
  PNUD
Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo
  PNUMA
Programa de las Naciones Unidas para el Medio Ambiente
 


VOCÊ PODE

A exposição ao altamente tóxico herbicida paraquat ocorre por ingestão, inalação ou via cutânea. Nesta seção, o Terramérica aconselha o que fazer em caso de intoxicação.

Não existe antídoto, mas sim um tratamento para o envenamento com paraquat. Em caso de sofrer exposição ao paraquat, você pode:

- Suspender imediatamente a ingestão do alimento ou bebida contaminada com paraquat se suspeitar que há envenenamento e chamar os serviços de emergência de sua região. Induzir o vômito não é efetivo, a menos que ocorra poucos minutos após ter ingerido o composto químico. Se houver disponibilidade, pode ingerir carvão ativado. Caso contrário, a ingestão de alimentos (mesmo de terra comum) pode ser de algum benefício.

- Tirar rapidamente a roupa se a exposição foi ao paraquat líquido. Mas a roupa não deve ser retirada por sobre a cabeça. Se não houver outra maneira, deve-se cortar a roupa para retirá-la do corpo. Se alguém te ajudar, evite que essa pessoa toque as áreas contaminadas.

- Lavar-se o mais rápido possível com muita água e sabão para retirar qualquer resíduo de paraquat da pele. Se sentir queimação ou tiver a visão turvada, pode passar água pura nos olhos por dez a 15 minuots. Tire as lentes de contato, se usá-las, e coloque junto com a roupa contaminada. Não as use novamente. Se usar óculos, deve lavá-los com água e sabão. Feito isto, pode voltar a usá-los.

- Livrar-se das roupas, colocando-as em um saco plástico. Evite tocar as partes da roupa que estão contaminadas. É melhor usar luvas de borracha ou alicate, pau ou outro objeto para lidar com a roupa. Qualquer coisa que tocá-la também deve ser colocada no saco.

- Fechar o saco e colocá-lo dentro de outro saco plástico. Se desfazer desse modo das roupas protegerá a você e outras pessoas contra qualquer produto químico que possa estar em suas vestimentas. O pessoal de emergência indicará o que fazer com os sacos.

- Ir a um hospital para um tratamento adequado a fim de retirar o paraquat de seu corpo. A atenção de apoio inclui aplicação de medicamentos intravenosos para ajudá-lo a respirar e aumentar a pressão sangüínea baixa, apoiar sua respiração através de um ventilador e, possívelmente, realizar diálise (uso de rins artificiais) se houver insuficiência renal.

Não existe um antídoto comprovado ou cura para o envenamento com paraquat.

* Copilado do site do Centro para o Controle e Prevenção das Enfermidades, do Ministério da Saúde dos Estados Unidos: www.cdc.gov.




Copyright © 2007 Tierramérica. Todos los Derechos Reservados