Va al Ejemplar actual
PNUMA PNUD Inter Press Service
Edición Impresa
 

Una edición especial de Tierramérica sobre el Corredor Biológico Mesoamericano con el respaldo de la Comisión Centroamericana de Ambiente y Desarrollo y el Banco Mundial.

Comisión Centroamericana de Ambiente y Desarrollo     Banco Mundial

 
 
 

"Enlaces Externos"

Sitio web del Corredor Biológico Mesoamericano: Naturalmente Unidos

PNUMA: Corredor Biológico Mesoamericano: detalles y metas del proyecto

Banco Mundial: información sobre proyectos ambientales en Centroamérica, incluyendo al CBM

Comisión Centroamericana de Ambiente y Desarrollo: noticias, documentos, legislación...

WRI: En busca de un enfoque común para el CBM: texto completo del documento en español en formato PDF (238 Kb)

PNUD-CCAD-GTZ: Presentación del proyecto del CBM

NASA/CCAD: Mapeo y monitoreo del CBM

The Mesoamerican Biological Corridor: un estudio del CBM por Craig Metrick (en inglés)

   
 
   
 
   
 
   
  Inter Press Service
Principal fuente de información
sobre temas globales de seguridad humana
  PNUD
Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo
  PNUMA
Programa de las Naciones Unidas para el Medio Ambiente

 

 



 
Ecobreves

 
 

GUATEMALA: Os sem-terra em fotos

GUATEMALA.- Camponeses do Brasil e da Guatemala uniram-se em uma exposição do famoso fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, sobre os problemas e lutas do Movimento Sem-Terra, que é exibida na Guatemala entre 18 e 29 de fevereiro.

“É uma mostra de 47 fotografias sobre os problemas dos sem-terra, semelhantes aos nossos: a situação subumana em que vivem e como são reprimidos”, disse ao Terramérica Rafael González, coordenador do Comitê de Unidade Camponesa (CUC), que completa 25 anos de existência.

A mostra foi planejada para coincidir, no dia 20, com a comemoração do dia do herói nacional Tecún Umán, um maia que enfrentou e morreu nas mãos do conquistador espanhol Pedro de Alvarado.

 
 

CUBA: Incentivo à plantação de noni

HAVANA.- Cientistas cubanos trabalham em um programa para pesquisar, nas condições específicas desse país, características e usos da árvore de noni, à qual se atribui propriedades curativas e alimentícias.

O estudo é feito na província cubana de Granma, que para este ano prevê destinar 15 mil hectares para cultivos dessa planta, originária da Polínésia.

Alfredo Peña, chefe do Laboratório de Produtos Naturais da Universidade de Granma, explicou que profissionais dessa e outras instituições provinciais pesquisam as possibilidades de obter um suplemento alimentício derivado do noni.

Essa árvore (Morinda citrifolia L.) pode atingir seis ou sete metros de altura, abunda na região das Antilhas, América Central, Ásia e Oceania (incluindo Austrália) e cresce melhor em terras virgens, geralmente perto do mar.

Além de suas qualidades medicinais, o fruto dessa planta é rico em fibra, proteínas, ferro, vitamina C, cálcio e zinco e costuma ser utilizado na alimentação como suco, chá, e em cápsulas ou tabletes.

 
 

HONDURAS: Nova represa de água potável

TEGUCIGALPA.- O estatal Serviço Autônomo Nacional de Aqueduto e Esgoto de Honduras busca financiamento para construir uma terceira represa de água potável para abastecer a capital, Tegucigalpa, que a partir deste mês vive racionamento do serviço, com cortes que variam de seis a dez horas por dia.

O projeto começará em dois anos e gerará 800 metros cúbicos de água para a cidade, disse ao Terramérica o gerente do Serviço, Roberto Martínez Lozano.

“A nova represa resolveria os problemas de racionamento que vivemos durante a época de verão porque as duas principais represas baixam de forma considerável seu nível de água”, afirmou.

As represas Los Laureles e La Concepción, ao sul da cidade, geram 1,2 milhão de metros cúbicos de água potável.

A nova represa se localizaria na Bacia de Guacerique, que, segundo a Promotoria do Meio Ambiente, requer proteção urgente contra incêndios florestais, corte ilegal e despejos de material poluente.

Segundo Lozano, antes de se iniciar a represa, será feito um programa intensivo de reflorestamento com participação do setor privado.



* Fonte: Inter Press Service.

 


Home Page






 



   












 
Copyright © 2002 Tierramérica. Todos los Derechos Reservados