Va al Ejemplar actual
PNUMA PNUD Inter Press Service
Edición Impresa
 

Una edición especial de Tierramérica sobre el Corredor Biológico Mesoamericano con el respaldo de la Comisión Centroamericana de Ambiente y Desarrollo y el Banco Mundial.

Comisión Centroamericana de Ambiente y Desarrollo     Banco Mundial

 
 
 

"Enlaces Externos"

Sitio web del Corredor Biológico Mesoamericano: Naturalmente Unidos

PNUMA: Corredor Biológico Mesoamericano: detalles y metas del proyecto

Banco Mundial: información sobre proyectos ambientales en Centroamérica, incluyendo al CBM

Comisión Centroamericana de Ambiente y Desarrollo: noticias, documentos, legislación...

WRI: En busca de un enfoque común para el CBM: texto completo del documento en español en formato PDF (238 Kb)

PNUD-CCAD-GTZ: Presentación del proyecto del CBM

NASA/CCAD: Mapeo y monitoreo del CBM

The Mesoamerican Biological Corridor: un estudio del CBM por Craig Metrick (en inglés)

   
 
   
 
   
 
   
  Inter Press Service
Principal fuente de información
sobre temas globales de seguridad humana
  PNUD
Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo
  PNUMA
Programa de las Naciones Unidas para el Medio Ambiente

 

 



 
Ecobreves

 
 

COSTA RICA: Parques nacionais em crise

SAN JOSÉ.- Os Parques Nacionais da Costa Rica estão em um preocupante estado de abandono, por falta de dinheiro para contratar cerca de 300 guarda-parques, necessários para proteger a biodiversidade da ação dos caçadores, denunciou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Manuel Rodríguez.

O Estado deveria declarar uma “emergência nacional”, para criar a consciência de que a destruição das áreas protegidas terá graves conseqüências para o meio ambiente e o turismo.

A Costa Rica conta com 32 dessas áreas, entre refúgios, parques e reservas, e se apresenta perante o mundo como uma das nações com mais desenvolvimento do ecoturismo.

No Parque Nacional Corcovado, ao sul do país, a caça indiscriminada de queixadas (Tayassu pecari), chamadas de “porcos da montanha”, ameaça exterminá-las a médio prazo, afirmou Rodríguez.

 
 

AMÉRICA DO NORTE: Três espécies protegidas

MÉXICO.- Canadá, Estados Unidos e México buscam uma estratégia conjunta para proteger a baleia jubarte (Megaptera novaeangliae), a pardela de pata rosada (Puffinus creatopus) e a tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), no início de um ambicioso plano pela sobrevivência de espécies migratórias.

Delegados governamentais e ambientalistas, reunidos esta semana na cidade norte-americana de San Francisco, escolheram essas três espécies em risco de extinção como primeiras beneficiárias do Plano de Ação da América do Norte para a Conservação, acertado na Comissão de Cooperação Ambiental da América do Norte.

A baleia jubarte, que chega a 15 metros de comprimento e pode pesar 40 toneladas, a tartaruga-de-couro, de dois metros e 500 gramas em média, e a ave pardela de pata rosada estão ameaçadas, entre outros fatores, por práticas de pesca não sustentável que esgotam seu alimento marinho.

 
 

GUATEMALA: Campanha contra a raiva

GUATEMALA.- O Ministério da Saúde da Guatemala iniciou, no dia 20 de março, uma campanha para vacinar 1,6 milhão de cães e 30 mil gatos na área rural do país, para prevenir a raiva depois de uma prolongada seca.

O objetivo é “criar defesas necessárias contra o vírus da raiva em animais suscetíveis e evitar sua transmissão ao ser humano”, disse ao Terramérica Raquel Leon, porta-voz do Ministério.

“Neste verão houve uma forte seca, o que provoca focos de raiva entre animais selvagens, que descem para beber água em afluentes de rios onde também bebem animais domésticos que podem ser infectados”, explicou.

O Ministério não informou sobre nenhuma morte por raiva em pessoas em 2003. A raiva humana se manifesta por sintomas com fases de superexcitação e apatia, hipersalivação, aerofobia e hidrofobia.

Cães e gatos da capital e de outras cidades serão imunizados em setembro.



* Fonte: Inter Press Service.

 


Home Page






 



   












 
Copyright © 2002 Tierramérica. Todos los Derechos Reservados