Va al Ejemplar actual
PNUMA PNUD Inter Press Service
Edición Impresa
 

Una edición especial de Tierramérica sobre el Corredor Biológico Mesoamericano con el respaldo de la Comisión Centroamericana de Ambiente y Desarrollo y el Banco Mundial.

Comisión Centroamericana de Ambiente y Desarrollo     Banco Mundial

 
 
 

"Enlaces Externos"

Sitio web del Corredor Biológico Mesoamericano: Naturalmente Unidos

PNUMA: Corredor Biológico Mesoamericano: detalles y metas del proyecto

Banco Mundial: información sobre proyectos ambientales en Centroamérica, incluyendo al CBM

Comisión Centroamericana de Ambiente y Desarrollo: noticias, documentos, legislación...

WRI: En busca de un enfoque común para el CBM: texto completo del documento en español en formato PDF (238 Kb)

PNUD-CCAD-GTZ: Presentación del proyecto del CBM

NASA/CCAD: Mapeo y monitoreo del CBM

The Mesoamerican Biological Corridor: un estudio del CBM por Craig Metrick (en inglés)

   
 
   
 
   
 
   
  Inter Press Service
Principal fuente de información
sobre temas globales de seguridad humana
  PNUD
Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo
  PNUMA
Programa de las Naciones Unidas para el Medio Ambiente

 

 



 
Ecobreves

 
 

GUATEMALA: Fechada usina barulhenta

GUATEMALA.- O Ministério do Meio Ambiente da Guatemala ordenou o fechamento da usina de eletricidade norte-americana Duke Energy por causa de poluição sonora que afetava moradores de várias comunidades na costa sul do país.

“Os técnicos determinaram que a usina produzia altos níveis de barulho, chegando até a 86 decibéis, contra o máximo de 50 permitido pela Organização Pan-Americana de Saúde”, disse ao Terramérica o porta-voz do ministério, Sergio del Aguila.

A usina fica em Arizona, departamento de Escuintla, no Pacífico, e o barulho afeta pelo menos cinco comunidades próximas, explicou Aguila.

Otto Ayalka, advogado da Duke Energy, considerou “injusta” a ordem emitida no dia 17 de novembro e disse ao Terramérica que “não acataremos essa disposição, porque, segundo nossos controles, o nível de barulho é aceitável”.

O ministério dará três semanas para a apelação da empresa, antes de pedir o fechamento judicial. “Poderá reabrir somente quando demonstrar que não viola as leis ambientais”, ressaltou.

 
 

AMÉRICA CENTRAL: Fechado programa de apoio florestal

TEGUCIGALPA.- O Programa Regional Florestal da América Central (Procafor) encerrou suas operações no istmo, após formar mais de cem unidades produtivas indígenas e camponesas, que agora manejam as florestas de maneira sustentável.

Financiado pelo governo da Finlândia, o Procafor trabalhou por 12 anos com comunidades vulneráveis na recuperação de florestas de coníferas e de folha larga.

O manejo agora inclui mais de 130 mil hectares na América Central.

Os camponeses “não esgotam os recursos florestais já que têm novos mecanismos para reinvestir em atividades de manutenção como plantações, manejo de regeneração natural e manutenção de estradas”, disse ao Terramérica uma das responsáveis pelo projeto, Anita Vasa.

Uma das recomendações do Procafor em Honduras é acabar com o corte ilegal de árvores, que junto com os incêndios destrói cem mil hectares de floresta por ano, segundo a estatal Corporação Hondurenha de Desenvolvimento Florestal.

Seu gerente, Gustavo Morales, disse ao Terramérica que subsistem 11,3 milhões de hectares de floresta.

 
 

COSTA RICA: Turismo sustentável

SAN JOSÉ.- Vinte iniciativas de turismo rural e comunitário na região de Talamanca, nas terras altas costarriquenhas, se converterão, a partir de 2004, em projetos-piloto para a América Central e serão preparados para obter o Certificado para a Sustentabilidade Turística (CST).

Este certificado local é impulsionado na região para garantir melhores práticas.

Os projetos receberão capacitação em tecnologias limpas, manejo de detritos, administração e mercado, com apoio de organizações como a Aliança para Florestas e o Centro Nacional de Produção Mais Limpa.

O objetivo é conseguir formas de turismo sustentável em matéria ambiental, social e econômica, que possam ser reaplicadas na região, afirmou a coordenadora do Programa de Turismo para a Mesoamérica da Aliança para Florestas, Denia Del Valle.

A iniciativa faz parte de um projeto mais amplo para criar um Conselho Mundial de Turismo Sustentável que garanta práticas sustentáveis e sistemas de certificação como o CST.



* Fonte: Inter Press Service.

 


Home Page






 



   












 
Copyright © 2002 Tierramérica. Todos los Derechos Reservados