|
|
|
|
CHILE: Defensores de cisnes são premiados
|
|
SANTIAGO.- A organização Ação pelos Cisnes obteve o prêmio de Defensor dos Animais mais Destacado, entregue anualmente pela Federação Chilena de Instituições de Proteção Ambiental.
“Graças ao trabalho de seus integrantes, a entidade conseguiu que a morte dos cisnes de pescoço negro (Cygnus malencoriphus), no Rio Cruces, ganhasse destaque nacional” no Chile, disse ao Terramérica César Sánchez, dirigente da Federação.
A organização nasceu em 2004, após a denúncia da morte em massa desta e de outras espécies nesse santuário na província de Valdivia, 840 quilômetros ao sul de Santiago.
Suas águas foram contaminadas pelo despejo realizado por uma fábrica de celulose do grupo empresarial Anacleto Angelini, multada e fechada várias vezes durante 2005, mas em seguida reaberta com a condição de construir um duto que leve os resíduos para o Oceano Pacífico.
|
|
|
|
HONDURAS: Incentivo à energia eólica
|
|
TEGUCIGALPA.- A primeira usina geradora de energia eólica de Honduras estará funcionando no final de 2006, no Cerro de Hula, ao sul de Tegucigalpa, e abastecerá a região da capital e arredores.
“A central estará pronta para operar em dez meses”, disse ao Terramérica Jorge Fidel Rivera, da empresa norte-americana Clipper Windpower Inc, encarregada de sua construção, ao custo de US$ 85 milhões.
Este projeto é apenas um dos vários que o Estado e empresários hondurenhos levarão adiante a partir de 2006, como alternativa à energia elétrica.
Jorge Morazán, da área de Energia Renovável da estatal Empresa Nacional de Energia Elétrica (ENEE), disse ao Terramérica que estes projetos são benéficos porque, além de contribuírem para um manejo sustentável do meio ambiente, permitem economizar gastos para o país em matéria energética.
|
|
|
|
BRASIL: Cuidados com o alumínio
|
|
RIO DE JANEIRO.- Cozinhar em panelas de alumínio ou aço inoxidável pode prejudicar a saúde, revelou um estudo feito por Elaine Bocalon, pesquisadora da Escola de Engenharia de São Carlos, na Universidade de São Paulo.
Quatro litros de água fervidos durante três horas com dez gramas de sal transferiram 20 miligramas de alumínio para cada litro, informou Bocalon.
O excesso de alumínio no corpo está relacionado ao Mal de Alzheimer (embora não esteja comprovado se é causa ou conseqüência da enfermidade), inflamações e problemas pulmonares, acrescentou a pesquisadora.
Segundo Késia Quintaes, engenheira de Alimentos que pesquisou diversas panelas e publicou suas conclusões no livro “Por Dentro das Panelas”, nas de alumínio se transfere menos metal ao se fritar em óleo.
|
|
|
|
CUBA: Melhoram os radares para o clima
|
|
HAVANA.- Cuba prevê completar durante o primeiro semestre de 2006 a automatização de seus oito radares meteorológicos, com notável benefício para o sistema de aviso e alerta contra catástrofes.
Com automatização, os prognósticos serão mais efetivos e certeiros, pois se poderá continuar e processar os dados sobre os ciclones tropicais em tempo real, disse ao Terramérica Orfilio Peláez, membro do Executivo da Sociedade Meteorológica de Cuba.
O especialista acrescentou que cada radar tem alcance aproximado de 300 quilômetros, e alguns chegam a 400 quilômetros.
O processo de modernização com tecnologia digital começou em 2000, com um programa criado por engenheiros do Centro Meteorológico de Camagüey, distante 534 quilômetros de Havana.
|
|
|
|
GUATEMALA: Avança o desmatamento
|
|
GUATEMALA.- Um estudo ambiental elaborado pela privada Universidade Rafael Landíval indica que a Guatemala perdeu 50% das florestas que tinha em 1950.
Este país centro-americano perde anualmente 60 mil hectares de floresta e planta apenas 14 mil hectares a cada ano, principalmente para uso comercial, disse ao Terramérica Carlos Albacete, diretor da organização ambiental Trópico Verde.
“Mesmo plantando muitos mais hectares de árvores, consideramos que não se recupera uma floresta, mas que se está plantando para benefício do setor madeireiro. Nesse sentido, os êxitos do governo não são um sucesso para a conservação de florestas”, acrescentou o ambientalista.
Luis Rolando Zanotti, subgerente do estatal Instituto Nacional de Floresta (Inab), reconheceu que os esforços para enfrentar o desmatamento são insuficientes devido “à necessidade da população de avançar a fronteira agrícola, inclusive nas encostas das montanhas”.
|
|
|
|
VENEZUELA: Os perigos de ingerir tilápia
|
|
CARACAS.- O consumo da tilápia nos arredores do Lago de Valencia, cerca de cem quilômetros a oeste de Caracas, pode ser perigoso por causa de sua alta concentração de mercúrio, que quase quadruplica o limite de 1,6 miligramas por quilo admitido pela Organização Mundial da Saúde.
Abic Valderrama, do Instituto Universitário de Tecnologia de Valencia, a capital regional, disse ao Terramérica que, “se o consumo de tilápias continuar, a população ribeirinha sofrerá graves transtornos no sistema nervoso, que em alguns casos podem levar à morte”.
A tilápia (Oreochromis mossambicus) é originária da África. O efeito do mercúrio sobre o peixe é acumulativo e não degenerativo.
Embora ainda se pesquise as causas da contaminação, estima-se que sua origem pode estar nos dejetos industriais da região.
O Lago de Valencia é o segundo da Venezuela, ocupando 238 quilômetros quadrados.
|